14 de janeiro de 2014

Magic: the Gathering: FOX planeia adaptação cinematográfica

A notícia foi publicada primeiro no The Hollywood Reporter e de seguida apanhada um pouco por todo o lado (The Verge, Kotaku, io9): aparentemente, a FOX adquiriu os direitos para a adaptação cinematográfica do universo ficcional de Magic: the Gathering, o popular jogo de cartas coleccionáveis da Wizards of the Coast que celebrou no último ano o seu vigésimo aniversário. Simon Kinsberg (Jumper, X-Men: Days of Future Past) será, ao que tudo indica, o produtor, e o objectivo passa pela criação de uma franchise

Até ao momento, nada mais se sabe sobre o projecto, que surpreende apenas por ser falado tão tarde. Por mais nerd que seja considerado enquanto passatempo (e para quem gosta de estigmatizar há poucos alvos tão fáceis como este), Magic é um jogo com uma popularidade global invejável - e, mais importante no que a uma adaptação diz respeito, com um vasta componente narrativa que inclui dezenas de histórias passadas em inúmeros mundos diferentes. Não se trata aqui de um projecto ao estilo do famigerado Battleship, baseado num jogo sem tradição narrativa; Magic tem essa tradição, e não é nada difícil encontrar nos enredos que acompanham as várias colecções de cartas personagens fascinantes e histórias estimulantes. Já aqui falei do exemplo mais evidente: The Brothers' War, livro de Jeff Grubb que marca a origem de um dos mais longos e bem construídos arcos narrativos do jogo. A história dos irmãos Urza e Mishra, cuja guerra devastou um continente e mergulhou todo um mundo numa Era Glacial, e que serviu de ponto de partida para a longa guerra contra o mundo artificial de Phyrexia seria o ponto de partida perfeito para uma adaptação audiovisual: excelentes personagens, boa intriga num mundo gritty q.b., e elementos estéticos próximos do steampunk, que tanta popularidade tem vindo a conquistar nos últimos anos. Sem contar, claro, na grande quantidade de histórias que este arco narrativo permite contar - a primeira invasão de Urza e Xantcha a Phyrexia, o estabelecimento a Academia em Tolaria, o projecto 'Bloodlines', a recolha do Legado pela tripulação da nave 'Weatherlight', a passagem por Rath e por Mercadia, e, claro, o culminar de tudo isto com a invasão de Phyrexia e a sobreposição de Rath. A avaliar pelos comentários que se podem ler nos vários artigos sobre o tema, boa parte dos fãs do jogo gostariam de ver estas histórias no grande ecrã.

No entanto, tal parece-me pouco provável. The Brothers' War foi publicado em 1998, e algumas das histórias de Urza precedem-no em alguns anos. É inegável de que se trata de boas histórias, mas para todos os efeitos são histórias antigas, que os jogadores mais jovens não as conhecem (como em termos gerais não conhecem muitas cartas daquele tempo). A solução, julgo, deverá passar por criar algumas histórias novas em redor dos cinco planeswalkers que servem de imagem de apresentação às edições básicas do jogo e que funcionam como personagens recorrentes (a saber, Ajani Goldmane, Jace Beleren, Liliana Vess, Chandra Nalaar e Garruk Wildspeaker) - e que, a meu ver, não são especialmente interessantes. Também se pode dar a possibilidade de os produtores optarem por alguma adaptação mais recente - mundos como Ravnica (com alguma tecnologia), Innistrad (a puxar às tramas de vampiros e lobisomens, mas com anjos e demónios ao barulho) ou Zendikar (horrores quase lovecraftianos) foram também palco de histórias interessantes. Pode ainda dar-se o caso de se apostar numa personagem carismática que tenha atravessado vários planos - e aqui Nicol Bolas, Sorin Markov ou Elspeth Tirel poderiam dar excelentes protagonistas para uma trilogia de filmes (Elspeth seria perfeita para um projecto desta natureza devido à sua passagem por Alara, Mirrodin e Theros). E, como é óbvio, a adaptação pode passar pela criação de uma história nova com personagens inéditas.

Em todo o caso, este será sem dúvida um projecto a acompanhar. 


Sem comentários: