3 de dezembro de 2012

Star Citizen: O mais ambicioso projecto da indústria dos videojogos?

É bem possível que Star Citizen seja o mais ambicioso projecto que a indústria dos videojogos conheceu nos últimos anos. Com Chris Roberts ao leme (autor de jogos de culto como Wing Comander e Freelancer), Star Citizen promete criar um simulador espacial num estilo Wing Commander meets EVE Online, mas ainda mais arrojado: um universo extraordinariamente detalhado (suportado pelo CryEngine 3), com uma economia interna, que dá aos jogadores a possibilidade de construírem as personagens que quiserem: podem alistar-se na Armada e pilotar os caças espaciais, podem ser mercenários ou piratas; se o combate não foi o aspecto mais interessante, podem optar por ser mercadores ou, certamente, contrabandistas (nenhum universo estará completo sem contrabandistas). O jogo deverá ter actualizações e novos conteúdos a um ritmo muito regular. 

Star Citizen está previsto para 2014. As demonstrações disponíveis mostram um jogo impressionante do ponto de vista gráfico, a prometer exigir os mais sofisticados computadores disponíveis daqui a dois anos. Se Chris Roberts conseguir fazer tudo aquilo que pretende neste projecto, será uma pequena revolução na indústria, numa época em que os jogos de PC parecem estar em claro declínio face às consolas e, pasme-se, aos jogos "sociais" e de plataformas de mobilidade (basta vermos nas lojas o espaço que ainda é dedicado aos jogos de PC nas prateleiras - como se este universo se resumisse a World of Warcraft e a Sims). Para já, dificilmente o projecto poderia ter começado melhor: afastando-se do modelo convencional da indústria, Star Citizen colocou todas as fichas no crowdfunding para obter o financiamento de que necessita. O objectivo inicial era conseguir dois milhões de dólares - à data de hoje, está quase nos sete milhões de dólares, batendo o recorde do Project Eternity, o misterioso single-player RPG de fantasia da Obsidian Entertainment, que até à data obteve quase quatro milhões de dólares em crowdfunding.

Quem quiser contribuir para Star Citizen, poderá fazê-lo através da página oficial da Roberts Space Industries. Para já, deixo abaixo o vídeo de apresentação do jogo, com o próprio Chris Roberts, e o trailer oficial.



Sem comentários: