2 de abril de 2012

Joan D. Vinge (1948 - )

Se há autora de ficção científica por quem tenho especial carinho, é Joan D. Vinge. Se excluir duas obras de Verne lidas na infância, The Snow Queen foi o primeiro livro de ficção científica que li, quando tinha 17 anos (no interior alentejano era - e é ainda - mais difícil ter acesso a livros). Foi o meu professor de Filosofia da época (estava no décimo-primeiro ano) quem me emprestou o livro, a tradução em dois volumes de bolso das edições Livros do Brasil. Uma péssima tradução, sublinhe-se. Mas essa má tradução não eliminou o prazer de ler uma excelente história, como nenhuma outra que eu tinha lido até àquela altura. Tanto que quando deixei o campo e me mudei para a capital, o primeiro livro que comprei - que foi também a minha primeira compra de ficção científica - foi, justamente, um exemplar de The Snow Queen em língua inglesa, e rapidamente adquiri não só os restantes livros daquele ciclo (World's End, The Summer Queen, Tangled Up in Blue) como também a série Cat (Psion, Catspaw, Dreamfall). The Snow Queen deu a Joan D. Vinge o Hugo Award for Best Novel em 1981, confirmando o valor daquela obra e colocando-a ao lado dos grandes clássicos do género. Psion, World's End e The Summer Queen mereceram nomeações para vários prémios, e não destoariam entre os vencedores.

Na obra de Joan D. Vinge contam-se ainda vários contos e noveletas, e a adaptação para romance, entre outros, dos filmes The Return of the Jedi, Ladyhawke e, mais recentemente, Cowboys and Aliens. Este último foi o primeiro trabalho apresentado pela autora desde o grave acidente que sofreu em 2002, e cujas sequelas, combinadas com a fibromialgia de que já padecia, a deixaram temporariamente incapacitada de escrever.

Joan D. Vinge nasceu em 1948 em Baltimore, e faz hoje 64 anos.

Sem comentários: