31 de dezembro de 2012

2012: O Fantástico em Portugal (mais as doze passas)

Nos balanços do ano poderia ainda falar sobre comics e banda desenhada - afinal, durante 2012 dediquei-me a The Walking Dead, de Robert Kirkman, tendo comprado e lido as seis primeiras edições paperback da série, li - finalmente - V for Vendetta, de Alan Moore, e também li algumas das mais importantes obras do universo de Batman: The Killing Joke, de Alan Moore e Brian Bolland, e Batman: Year One, de Frank Miller e David Mazzucchelli. Deixarei, porém, os quadradinhos para outro artigo um dia destes, e vou aproveitar o último artigo do ano para falar um pouco do Fantástico em Portugal no ano de 2012.

E a verdade é que 2012 foi um ano particularmente entusiasmante para o género, repleto de iniciativas e de lançamentos um pouco para todos os gostos. Logo no início do ano arrancou o Clube de Leitura Bertrand do Fantástico, com sessões mensais em Lisboa, em Coimbra e no Porto dedicadas a muitas e excelentes obras literárias de Fantasia, Ficção Científica e Horror. As sessões de Lisboa, que acompanhei com assiduidade, foram moderadas pelo (incansável) Rogério Ribeiro, e têm sido excelentes - pelas obras escolhidas, pelos convidados e, como não podia deixar de ser, pelo convívio que habitualmente se segue. A norte, o Verão foi animado: em Junho, realizou-se um congresso na Universidade do Minho dedicado a Dracula, de Bram Stoker, no âmbito do centenário da morte do autor, e em Setembro, o Porto recebeu a primeira convenção de Steampunk em Portugal: o EuroSteamCon. Já no Outono a animação esteve em Lisboa, com a oitava edição do Fórum Fantástico a decorrer entre 23 e 25 de Novembro e a trazer ao nosso país o norte-americano Dan Wells (entre muitos convidados), e o congresso Mensageiros das Estrelas, organizado pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que teve lugar de 27 a 30 de Novembro e, entre outras conferências muito interessantes, contou com uma palestra excepcional de Adam Roberts. 

Em termos de lançamentos, a coisa também foi interessante: George R. R. Martin, um dos mais populares autores de fantasia da actualidade, passou por cá em Abril para apresentar a antologia O Cavaleiro de Westeros e Outras Histórias, editada pela Saída de Emergência, e a segunda temporada da série Game of Thrones, transmitida pelo SyFy. João Barreiros organizou a antologia Lisboa no Ano 2000, editada pela Saída de Emergência e apresentada no Fórum Fantástico. Também o congresso Mensageiros das Estrelas incluiu uma antologia de contos de ficção científica, editada pela Fronteira do Caos com organização de Octávio dos Santos, Adelaide Serras e Duarte Patarra. E convém não esquecer a antologia Vollüspa, com organização de Roberto Mendes.

Mas foi entre o fandom que o Fantástico andou mais agitado durante 2012, com o lançamento de várias antologias, fanzines, e-zines e outras iniciativas do género. Apenas para enumerar algumas: Trëma (na qual participei), Almanaque Steampunk, Lusitânia, Bang!, Dagon (vários números), Fénix, Conto Fantástico, e provavelmente mais uma ou duas das quais me estou a esquecer. Resta saber se esta tendência se manterá em 2013; mas, para já, notou-se muita actividade no Fantástico português durante este ano que está mesmo quase a terminar, o que não pode deixar de ser positivo. 

Convém também não esquecer - em jeito de conclusão, já agora - que 2012 foi, afinal, o ano em que esta Viagem a Andrómeda teve início. O balanço dessa viagem, que espero estar ainda no início, será feito (espero) por alturas do primeiro aniversário do blogue, em Fevereiro. Para já, resta-me desejar aos leitores um excelente fim de ano e votos de um 2013 a todos os níveis fantástico. 

2 comentários:

OCTÁVIO DOS SANTOS disse...

Não foi a Esfera mas sim a FRONTEIRA do Caos que editou a «Mensageiros das Estrelas». Cumprimentos!

João Campos disse...

Tem toda a razão - já está corrigido. Obrigado pelo reparo.