13 de março de 2014

Rogues: Nova antologia de George R. R. Martin e Gardner Dozois

Depois de Songs of the Dying Earth (2009), Warriors (2010), Old Mars (2013) e Dangerous Women (2013), George R. R. Martin e Gardner Dozois voltam a juntar-se para a edição de uma nova antologia de ficção curta. Intitulada Rogues, esta colectânea terá como tema, nas palavras do próprio Martin no anúncio feito no seu bloguerogues, cads, scalawags, con men, thieves, and scoundrels of all descriptions - e entre os seus contos estarão trabalhos de ficção científica, ficção histórica, fantasia épica, sword and sorcery, comédias, tragédias policiais e obras mainstream. Para além das duas dezenas de histórias seleccionadas de autores conceituados, George R. R. Martin irá também publicar nesta antologia uma nova história do seu mundo ficcional de A Song of Ice and Fire. Com o título The Rogue Prince, or, the King's Brother, esta história antecederá na cronologia de Westeros os eventos narrados em The Princess and the Queen, a novela publicada no ano passado em Dangerous Women.

A lista completa de autores que integrará Rogues, com os respectivos trabalhos, será a seguinte:

George R. R. Martin, Everybody Loves a Rogue (Introdução)
Joe Abercrombie, Tough Times All Over
Gillian Flynn, What Do You Do?
Matthew Hughes, The Inn of the Seven Blessings
Joe R. Lansdale, Bent Twig
Michael Swanwick, Tawny Petticoats
David Ball, Provenance
Carrie Vaughn, The Roaring Twenties
Scott Lynch, A Year and a Day in Old Theradane
Bradley Denton, Bad Brass
Cherie Priest, Heavy Metal
Daniel Abraham, The Meaning of Love
Paul Cornell, A Better Way to Die
Steven Saylor, Ill Seen in Tyre
Garth Nix, A Cargo of Ivories
Walter Jon Williams, Diamonds From Tequilla
Phyllis Eisenstein, The Caravan to Nowhere
Lisa Tuttle, The Curious Affair of the Dead Wives
Neil Gaiman, How the Marquis Got His Coat Back* 
Connie Willis, Now Showing
Patrick Rothfuss, The Lightning Tree
George R. R. Martin, The Rogue Prince, or, the King's Brother

Rogues será editada pela Bantam Spectra e tem data de publicação prevista para 17 de Junho de 2014. 

Fonte: Not a Blog

* Novela situada no universo ficcional de Neverwhere

3 comentários:

artur coelho disse...

não te dá a sensação que estas antologias são muitas vezes uma espécie de imitação das editoras da velha táctica da indústria musical de reempacotar o o mesmo de sempre e voltar a vender aos leitores como um álbum best of?

João Campos disse...

Para te dar uma resposta concreta, Artur, precisaria de ler com atenção estas antologias - e só li um ou dois contos da "Warriors"(ando para comprar a "Old Mars" e a "Dangerous Women", mas preciso que baixem de preço) Só vendo a coisa conto a conto.

Mas avaliando pela "table of contents", arriscaria que não - pelo menos no caso das colectâneas organizadas pelo Martin e pelo Dozois, que não costumam estar limitadas a um género específico (a excepção, devido à natureza do tema, terá talvez sido a "Old Mars"), e que parecem apostar em temas diversos de edição para edição. De resto, e pelo menos no caso concreto do Martin, nunca são os mesmos contos "revistos e anotados": desde a célebre antologia de fantasia do Silverberg ("Legends") que ele tem aproveitado para expandir o universo ficcional dele, e de forma tão interessante como engenhosa.

André Pereira disse...

Por acaso gosto mais dos contos curtos de Martin do que dos livros enormes. Acho que a sua capacidade de concentração é maior.

Por outro lado, chateia-me que ele esteja sempre em coisas novas em vez de acabar Game of Thrones...