11 de março de 2014

Gateway, de Frederik Pohl, será adaptado para televisão

A confirmar-se, esta poderá ser uma das grandes notícias da ficção científica em 2014: Gateway, o romance clássico de Frederik Pohl que conquistou os prémios Hugo, Nebula, Locus e John W. Campbell Memorial na categoria de "Best Novel" entre 1977 e 1978, será adaptado para uma série televisiva. De acordo com o io9 (via Deadline), os direitos de adaptação foram adquiridos pela Entertainment One Television (The Walking Dead) e pela De Laurentiis Co. (Hannibal); e, de momento, as produtoras estarão a seleccionar os argumentistas que transportarão esta fascinante história de Pohl para o pequeno ecrã.

Publicado originalmente em várias partes na revista Galaxy, Gateway situa-se num futuro distópico com uma Terra sobrepovoada, na qual muita gente trabalha em condições miseráveis para poupar o suficiente para comprar um bilhete de ida para "Gateway": uma estação espacial alienígena construída num asteróide próximo do nosso planeta, e repleta de naves interestelares aparentemente funcionais. Quem vai tentar a sorte em "Gateway" torna-se prospector: embarca numa das naves para o seu destino pré-configurado (e inalterável), e parte rumo ao desconhecido. Apenas um terço das naves regressa; nem todas as tripulações, porém, o fazem com vida. A história centra-se em Robinette "Bob" Broadhead, um prospector que fez fortuna numa expedição e que, no presente narrativo, vive entre a elite nova-iorquina. Para além da fortuna, porém, trouxe também um trauma profundo; e é ao longo das suas sessões psiquiátricas que a verdadeira história da sua estadia no asteróide e da expedição em que participou emerge, de forma tão espantosa como aterradora. 

Que Gateway tem muito potencial para dar origem a um excelente drama de ficção científica, disso não há dúvida. Resta saber como será adaptado. 

Fontes: io9 / Deadline

Sem comentários: