27 de janeiro de 2014

This happening world (2)

Adaptação live action de Ghost in the Shell deverá avançar com Rupert Sanders ao leme (realizador de Snow White and the Huntsman). Depois dos remakes e dos reboots, eis a próxima tendência de Hollywood - recontar com actores reais clássicos da animação japonesa. Poderia haver algum interesse numa readaptação da (excepcional) banda desenhada de Masamune Shirow, sobretudo em termos estéticos - o filme de Mamoru Oshii, afinal, aproximou-se mais de um visual inspirado em Blade Runner e por isso mais próximo das convenções estéticas do cyberpunk. Mas a verdade é que o filme de Oshii, estreado em 1995, continua a ser uma das melhores obras da ficção científica cinematográfica das últimas três décadas, e talvez a melhor entrada que o cyberpunk conheceu no cinema. Personagens como Motoko Kusanagi, Batou, Togusa e Aramaki já se tornaram tremendamente familiares - pelas bandas desenhadas, pelos filmes, pela superlativa série televisiva Stand Alone Complex; será difícil a algum actor ou actriz, por bons que sejam, encarnar tais personagens com um módico de credibilidade. Que tal projecto seja entregue a um realizador inexperiente só consegue sublinhar o carácter desnecessário da empreitada. (via io9)

Neill Blomkamp poderá estar de regresso ao universo de Halo para realizar o episódio piloto da série televisiva. Fã da franchise de first-person shooters da Microsoft, Blomkamp realizou várias curtas promocionais para Halo 3 em 2007 - antes de se distinguir com a excelente longa-metragem em estilo de documentário que se tornaria numa das melhores entradas da ficção científica cinematográfica da última década: District 9. Blomkamp também já esteve à frente do projecto, entretanto descartado, de levar Halo para o cinema; a oportunidade de regressar para a série televisiva é sem dúvida interessante, mesmo estando limitada, até ver, à Xbox One. (via Polygon)

A adaptação para série televisiva da trilogia The Strain, escrita por Guillermo Del Toro e Chuck Hogan, já tem um primeiro teaser (ver abaixo). A série será produzida pelo canal FX e recupera o tema dos vampiros, tão maltratado na literatura e no cinema ao longo dos últimos anos. (via io9)



O número cinco da International Speculative Fiction já se encontra disponível para download gratuito. Este número conta com ficção de Manuel Alves (Portugal), Thomas Olde Heuvelt (Holanda) e Francesco Verso (Itália), para além de artigos, notícias, críticas e entrevistas. (via Amazing Stories)

Sem comentários: