20 de janeiro de 2014

Alien: Isolation: Regresso às origens

Quem tenha acompanhado as novidades da indústria dos videojogos ao longo de 2013 terá decerto reparado numa das suas primeiras e mais acesas polémicas: o lançamento de Aliens: Colonial Marines, jogo desenvolvido (aparentemente) pela Gearbox e distribuído pela Sega que se tornou num dos mais estrondosos e incendiários fracassos do ano (na boa companhia de Sim City, da Maxis/Electronic Arts). Com a ambição narrativa de se integrar no cânone da franchise e de criar uma história capaz de unir o excelente Aliens de James Cameron ao sofrível Alien 3 de David Fincher, Aliens: Colonial Marines caiu com estrondo não pela sua história - da qual acabou por se falar pouco enquanto se atirava lenha para a fogueira - mas pela componente gráfica, pela jogabilidade e pela inteligência artificial dos inimigos, que não correspondiam às demonstrações apresentadas antes do lançamento.

A franchise Alien, porém, é já longa no que ao universo dos videojogos diz respeito - entre títulos stand alone e os clássicos cruzamentos com outra série popular da ficção científica Predator, os jogos com o xenomorph criado por Ridley Scott e H. R. Giger como protagonista já se contam às dezenas desde os anos 80 - alguns mais orientados para a acção, outros a puxar um pouco para o horror. Agora, os estúdios The Creative Assembly pegaram na franchise com o propósito de a fazer regressar às origens do survival horror de Alien. Com o título Alien: Isolation, este jogo encaixa-se em termos narrativos entre os filmes de Ridley Scott e James Cameron, pegando na personagem referida mas nunca mencionada de Amanda Ripley, filha da heroína interpretada por Sigourney Weaver. 15 anos após os terríveis acontecimentos a bordo da "Nostromo", Amanda Ripley trabalha para a Weyland-Yutani - e vive assombrada pelo desaparecimento da sua mãe. Quando a caixa negra da Nostromo é encontrada e enviada para a estação espacial distante de Sevastopol, Amanda parte para lá com uma equipa em busca de respostas - mas o que vai encontrar é um monstro de pesadelo.

De acordo com o artigo de Phil Hornshaw para o GameFront, o objectivo da The Creative Assembly é recuperar o espírito de survival horror que marcou o primeiro filme - ou, como afirmou o senior producer Jonathan Court em entrevista, "regressar ao tema original de 'casa assombrada no espaço'". Noutro artigo, também no Game Front, alguns elementos dos estúdios citam Resident Evil e Dead Space como influências para a atmosfera de horror que pretendem recriar - por oposição ao formato action-oriented que se foi tornado dominante nas mais recentes entradas daquelas séries.

Ainda é cedo para saber se vão ser bem sucedidos - após o desastre que foi Aliens: Colonial Marines, o cepticismo da parte da comunidade gamer para com Alien: Isolation será mais do que justificado, mesmo perante imagens retiradas do próprio jogo ainda em produção. Ainda assim, é inegável que essas imagens parecem verdadeiramente boas - como o primeiro trailer do jogo atesta (há mais disponíveis online). Talvez Alien: Isolation seja o jogo por que esperam os fãs tanto do filme original de Ridley Scott como os adeptos do verdadeiro survival horror, género que tem vindo a ser marginalizado ao longo dos anos. No final de 2014, logo o saberemos.


Fonte: Game Front

Sem comentários: