16 de dezembro de 2013

Philip K. Dick (1928 - 1982)

Philip Kindred Dick nasceu a 16 de Dezembro de 1928. Natural de Chicago, Dick mudou-se com a família para a Califórnia ainda em criança - e lá viria a residir durante o resto da sua vida. Estudou na Berkeley High School, em Berkeley, onde esteve na mesma turma de Ursula K. Le Guin - sem se conhecerem ou suspeitarem que viriam a ser dois dos maiores nomes da ficção científica literária a partir das décadas de 50 e 60. 

Os seus primeiros contos publicados apareceram nas páginas de revistas como "Planet Stories", "If" e "The Magazine of Fantasy and Science Fiction" em 1952; o seu primeiro romance, Solar Lottery, data de 1955. Os seus contos tornaram-se notáveis pelo seu ritmo, pelas premissas inesquecíveis e pelas questões desconcertantes que colocam: titulos como PaycheckThe Adjustment TeamThe Father Thing, The DefendersSecond VarietyWe Can Remember It for You Wholesale ou Minority Report, para referir apenas alguns dos mais conhecidos, são disso exemplos perfeitos. Dick ambicionava uma carreira literária no mainstream, mas foi na ficção científica que acabaria por deixar um legado vasto, multifacetado e desafiante - que, não sem ironia, acabaria por obter reconhecimento literário após a sua morte. em 1962, publica The Man in the High Castle, romance ousado no qual imagina um mundo pós-Segunda Guerra Mundial da qual as forças do Eixo teriam saído vitoriosas, com os Estados Unidos divididos entre a Alemanha Nazi e o Japão Imperial; viria a vencer o Prémio Hugo no ano seguinte, confirmando o seu estatuto no género. 

Já aqui, como em vários dos seus primeiros contos, Dick explora as fronteiras da realidade, interrogando-se permanentemente sobre a sua natureza - um tema que, a par das questões identitárias, se viria a tornar central em toda a sua obra. Em Do Androids Dream of Electric Sheep? (1968), projecta uma fascinante Califórnia pós-apocalíptica na qual um animal de estimação real é peça fundamental para o estatuto social e onde a experiência religiosa se transformou de forma radical - e onde seis andróides ilegais regressam à Terra, levando o caçador de prémios Rick Deckard a ter de caçá-los um por um. Em Ubik (1969), cria um estonteante jogo de espelhos com a história dos anti-psíquicos de Glen Runciter, vítimas de um atentado que matou o seu chefe - ou que os terá matado a eles? E em A Scanner Darkly (1977) conta a história de um polícia da brigada de narcóticos que se infiltra entre os traficantes e se investiga a si mesmo. E muitos outros, como The Martian Time-SlipValis, The Three Stigmata of Palmer Eldritch ou The Transmigration of Timothy Archer, último romance publicado antes da sua morte prematura, em 1982 - três meses antes da estreia de Blade Runner, filme de Ridley Scott que adaptou para o grande ecrã o romance Do Androids Dream of Electric Sheep? para se tornar numa das obras maiores da ficção científica literária.

De facto, no que às adaptações cinematográficas diz respeito, Philip K. Dick domina incontestado na ficção científica - já foram produzidos 12 filmes com base na sua bilbiografia, e o conto King of the Elves tem adaptação prevista para 1016 pela Disney. We Can Remember It for You Wholesale foi adaptado duas vezes, por Paul Verhoeven em 1991 e por Len Wiseman em 2012; ambos os filmes receberam o título de Total Recall. Minority Report, Paycheck, The Adjustment Team, Second Variety, Radio Free Albemuth e A Scanner Darkly contam-se entre os seus trabalhos adaptados para o grande ecrã, com mais ou menos sucesso. Houve planos da parte de Michael Gondry para adaptar Ubik, mas pouco se sabe ainda sobre tal projecto. 

Se fosse vivo, estaria hoje a celebrar o seu 85º aniversário. Mas a sua obra persiste, e merece ainda hoje, mais de 30 anos volvidos sobre a sua morte, uma leitura atenta - pela forma como desconstruiu a realidade, pela visão que teve do invisível, ou, mais simplesmente, pela genuína inteligência das suas tramas. 

Sem comentários: