17 de novembro de 2013

Fórum Fantástico: Dia 2


Ao segundo dia, o Fórum Fantástico 2013 conseguiu manter a afluência do primeiro - e se nem todos foram suficientemente madrugadores para assistir de manhã à excelente sessão aberta da Oficina de Escrita Criativa Fantástica da Trëma, com Ian McDonald (na prática, estiveram por lá os membros da oficina e pouco mais), já as várias e interessantes sessões da tarde encontraram um auditório muito bem composto na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Telheiras. 

A abrir a programação da tarde esteve a fanzine Lusitânia, um projecto que viu o seu primeiro número apresentado no ano passado durante o Fórum Fantástico de 2012, e que a ele regressou para lançar a segunda edição - mais cuidada e mais trabalhada, com os editores a explicar como incorporaram as críticas (mais ou menos positivas) para melhorar a apresentação da revista. A apresentação contou também com a presença de autores e ilustradores dos vários contos. Seguiu-se o painel sobre a História da Ficção Científica Portuguesa, com Luís Filipe Silva e António de Macedo - um tema sempre interessante pela voz de dois dos seus melhores representantes. E também um tema muito pertinente, dado o panorama geral do género no nosso país. A primeira apresentação literária contou com o autor Luís Corredoura a apresentar Nome de Código: Portograal, romance de história alternativa - e, dando vapor ao tema da História que poderia ter sido mas não foi, logo de seguida foi a vez de o steampunk tomar conta do palco, com os representantes da Clockwork Portugal a apresentarem ao público do Fórum Fantástico o já célebre Almanaque Steampunk (lançado na EuroSteamCon do Porto em Setembro último) e com a fashion designer Angélica Elfic a expor algumas das suas peças e a explicar a sua concepção.

A Safaa Dib e Luís Corte-Real, da Saída de Emergência, coube a apresentação tanto do número 15 Bang!, lançada no Fórum, como também do número zero da edição brasileira da revista, publicado em Setembro e acompanhando a expansão da editora para o outro lado do Atlântico. Mas o destaque do dia foi o humor contagiante de Ian McDonald, o convidado principal do Fórum Fantástico 2013, que apresentou Brasyl, até à data o seu único romance traduzido e editado em Portugal (pela 1001 Mundos), e que falou sobre a sua obra, a sua carreira literária e os seus projectos futuros. A concluir, uma última apresentação: a da Antologia Winepunk, o universo ficcional que revisita a Monarquia do Norte com uma energia alternativa, aqui detalhado pelas suas editoras e pelos vários autores que contribuíram com contos para este projecto.

No terceiro dia - hoje - haverá de tudo um pouco: contos portugueses no estrangeiro, ficção científica made in Portugal, banda desenhada, curtas. E haverá ainda tempo para eu, o Artur Coelho e o João Barreiros deixarmos algumas sugestões de livros, bandas desenhadas, videojogos e filmes. 

Sem comentários: