2 de julho de 2013

Mars Attacks!, ou a invasão marciana dos cromos ao filme

A ficção científica cinematográfica tem algumas coincidências curiosas. Uma das mais populares será talvez a proximidade da produção e das estreias de Dark City, de Alex Proyas, e The Matrix, dos irmãos Wachowsky - com o primeiro a tornar-se num silencioso e bastante razoável fenómeno de culto e o segundo a conhecer uma aclamação mais ou menos generalizada por parte da crítica e do público. Mas mais curiosa ainda é a proximidade das estreias de um dos maiores sucessos de bilheteira dos anos 90, Independence Day, de Roland Emmerich, com Mars Attacks!, uma paródia de Tim Burton aos filmes de ficção científica pulp dos anos 50 e aos filmes-catástrofe com elencos repletos de estrelas dos anos 70. É certo que a proximidade temática entre ambos os filmes e o registo francamente satírico de Burton quase fazem o seu filme parecer uma paródia ao blockbuster de Emmerich; mas por detrás dos gags da invasão de marcianos e do elenco all-star encontra-se uma comédia negra que mais do que satirizar um género, presta homenagem a boa parte da ficção científica cinematográfica em inúmeras referências, detalhes e easter eggs

A origem de Mars Attacks! remonta a uma colecção americana de cromos de ficção científica dos anos 60, tão popular como polémica. Concebidos por Len Brown e Woody Gelman e com ilustrações de Wallace Wood, estes cromos contavam a história da invasão marciana da Terra - com os marcianos a serem aquelas criaturas verdes, de aparência humanóide mas com uma cabeça cadavérica, de olhos esbugalhados, e um crânio hiper-desenvolvido. Na sua recriação dos alienígenas, Burton inspirou-se directamente na arte de Wood para recriar os marcianos e Jonathan Gems foi à narrativa original de Brown e Gelman para descrever a invasão dos marcianos e as reacções de várias pessoas de diferentes origens - do Presidente dos Estados Unidos a um ex-pugilista a trabalhar num casino em Las Vegas.


Para todos os efeitos, Mars Attacks! tem um elenco formidável - talvez o melhor que já passou por algum filme de ficção científica. Destacam-se Jack Nicholson, Glenn Close, Danny DeVito, Michael J. Fox, Annette Benning, Pierce Brosnan, Natalie Portman, Pam Grier, Jack Black, Sarah Jessica Parker e Martin Short - entre muitos outros (até Tom Jones). Que nenhum destes actores de renome e de provas dadas encare o seu papel com um módico de seriedade (o que não é sinónimo de mau desempenho - ver, a título de exemplo, Nicholson) confirma o tom de paródia pretendido por Burton e coloca o filme em definitivo entre a ficção científica de carácter mais pulp.


É com as pequenas histórias individuais das personagens interpretadas por este vasto elenco que começa Mars Attacks! - e daí à chegada dos marcianos, à sua aterragem no deserto do Nevada e ao  inevitável caos que se segue - com mais mortes de personagens relevantes (se é que podemos falar de personagens relevantes neste filme) do que um casamento em Westeros e com a resistência à invasão a surgir de onde menos se espera. Até neste ponto se nota a espantosa proximidade com Independence Day (a origem redneck e muito pouco convencional da solução), o que nos poderia levar a questionar se as tropes da invasão alienígena no cinema são tão prevalecentes.


Com os hilariantes marcianos na Terra, começa a sucessão de gags que fez de Mars Attacks! não só uma paródia a uma certa ficção científica cinematográfica, mas também uma homenagem muitos filmes icónicos. Dr. Strangelove, de Kubrick, será porventura a referência mais óbvia, mas muitos outros serão sem dúvida detectáveis, como War of the Worlds, The Day the Earth Stood Still e mesmo Batman (também de Burton). A relativa dispersão do enredo é compensada pelo humor negro puro de cada cena da impagável invasão - e os efeitos especiais digitais que acabaram por substituir a stop motion pretendida pelo realizador acabaram por cumprir com competência um objectivo idêntico (uma artificialidade evidente e mesmo humorística).


Admito que foi com alguma surpresa que constatei que Mars Attacks! teve uma recepção tépida por parte tanto do público como da crítica. Nada mais injusto. Colocando todas as fichas no humor e com as referências cinematográficas certas, em momento algum Mars Attacks! pede para ser levado a sério - mas antes a ser apreciado pela pura comédia da sua construção, pelo excesso dos seus desempenhos e pelo tributo singular que presta a um tipo muito especial de filmes, com frequência considerado menor. É certo que não terá lugar entre os melhores filmes de Burton (não é um Edward Scissorhands; longe disso), mas nem por isso deixa de ser um bom filme. Sobretudo, e não sem ironia, porque em momento algum pretende sê-lo. 7.5/10

Mars Attacks! (1996)
Realizado por Tim Burton
Argumento de Jonathan Gems com base na colecção de cromos de Len Brown, Woody Gelman, Wally Wood, Bob Powell e Norman Saunders
Com Jack Nicholson, Glenn Close, Annette Bening, Pierce Brosnan, Danny DeVito, Martin Short, Sarah Jessica Parker, Michael J. Fox, Natalie Portman, Tom Jones, Jim Brown, Pam Grier e Jack Black.
106 minutos

Sem comentários: