9 de junho de 2013

Joe Haldeman (1943 - )

Escritor, pintor, professor no MIT e ex-combatente do Vietname, Joe Haldeman mudou para sempre o subgénero de ficção científica militar ao transpor para The Forever War, publicado em 1974, a sua experiência de guerra. Neste romance, Haldeman utilizou um rigor científico incomum no género para retratar de forma excepcional a forma como a guerra muda os soldados, e a alienação que experimentam no regresso a uma casa que já não será a deles. O universo estabelecido em The Forever War foi expandido em duas sequelas directas, Forever Peace (1997) e Forever Free (1999), assim como em alguns contos: na antologia Far Horizons (1999), de Robert Silverberg, publicou A Separate War, que conclui um dos arcos narrativos do primeiro livro; e na antologia Warriors 1 (2010), de George R. R. Martin e Gardner Dozois, publicou Forever Bound.

Mas a sua bibliografia não se resume a The Forever War; Haldeman já foi publicado em inúmeras revistas e antologias, e assinou outras obras de ficção científica como The Hemingway Hoax (1990), Camouflage (2004) e The Accidental Time Machine (2007), entre muitos outros. Publicou ainda dois livros no universo alargado de Star Trek.

Joe Haldeman nasceu em 1943 em Oklahoma City e celebra hoje 70 anos.

2 comentários:

Unknown disse...

Comprei o Forever War há cerca de um mês. Agora está ali na prateleira à espera de uma vaga... Mas nunca tinha ouvido nada acerca do autor, foi mesmo por ser da série SF e por ter custado 4€. Infeliemente não resisto a pechinchas!

João Campos disse...

É um dos meus livros de FC preferidos; a recomendação é por isso evidente :)