29 de maio de 2013

Jack Vance (1916 - 2013)

Nascido John Holbrook Vance a 28 de Agosto de 1916 em São Francisco, Jack Vance faleceu no passado Domingo, 26 de Maio, aos 96 anos de idade. Autor de uma obra vasta e multifacetada, Jack Vance publicou mistério, fantasia e ficção científica - tendo sido por várias vezes distinguido com os principais prémios destes géneros, como os Hugo Awards, os Nebula Awards, os World Fantasy Awards e os Edgar Awards. 

Autor de mais de 60 livros publicados, Jack Vance viu a sua primeira história - The World-Thinker - ser publicada em 1945, nas páginas da revista "Thrilling Wonder Stories". Entre os seus trabalhos mais populares conta-se um conjunto de histórias de fantasia publicadas nos anos 50 com o título The Dying Earth (o título original do autor era Mazirian the Magician) e a trilogia Lyonesse, também de fantasia. Na ficção científica, Vance deu quase sempre primazia a aspectos culturais e biológicos, em detrimento dos tecnológicos. Nos anos 60, criou o universo de The Gaean Reach, muito após a conquista das estrelas pela Humanidade, no qual situou muitas das suas histórias a partir de então. 

Em 2009, George R. R. Martin e Gardner Dozois editaram a antologia Songs of Dying Earth, em homenagem ao universo e ao legado de Jack Vance. Na antologia participaram muitos autores consagrados de fantasia e ficção científica contemporânea, como Neil Gaiman, Dan Simmons, Robert Silverberg, Tad Williams e muitos outros. 


Sem comentários: