28 de abril de 2013

Terry Pratchett (1948 - )

The Carpet People foi o primeiro livro publicado pelo britânico Terry Pratchett, corria o ano de 1971 - e com esta história do mundo fantástico de "Carpet" (entretanto rescrita) daria início a uma longa carreira literária, na qual os elementos do fantástico e o seu singular sentido de humor raramente se separaram. Em 1983, publicou The Colour of Magic, o primeiro livro na longa série Discworld, que há três décadas serve de palco para as aventuras non-sense de personagens inesquecíveis como Rincewind, Granny Weatherwax, Havelock Vetinari, Lady Ramkin, Sam Vimes e a Night Watch de Anhk-Morpork ou a Morte. E mais: que serve de palco para algumas das mais inteligentes e divertidas sátiras que a literatura fantástica já conheceu.

E a série continua: em Março foi publicado o quarto livro da série paralela The Science of Discworld, com Ian Stewart e Jack Cohen; e para o Outono está previsto o lançamento do 40º livro de Discworld, intitulado Raising Steam - o que indica uma sátira ao steampunk, hoje em dia tão na moda. Em 2012, a sua ficção curta de Discworld (e não só) foi compilada na antologia A Blink of the Screen.

Longe de se dedicar apenas ao mundo assente nos quatro elefantes que viajam pelo cosmos sobre a carapaça da tartagura Great A'Tuin, Terry Pratchett escreveu em 1990 Good Omens, com Neil Gaiman, e encontra-se actualmente a desenvolver uma série de ficção científica com Stephen Baxter. O primeiro livro, The Long Earth, foi publicado no ano passado; o segundo, The Long War, tem publicação prevista para Junho.

O seu diagnóstico de Alzheimer precoce, feito em 2007, não o afastou da sua carreira literária - e tem participado com empenho em várias iniciativas relacionadas com a doença e com o polémico tema da eutanásia. Nascido a 28 de Abril de 1948 em Beaconsfield, Buckinghamshire, no Reino Unido, Terry Pratchett celebra hoje o seu 65º aniversário.

Sem comentários: