30 de abril de 2013

Larry Niven (1938 - )

Falar em Larry Niven talvez traga à memória dos leitores de ficção científica vastos mundos anelares construídos a envolver a órbita de uma estrela. Em Ringworld (1970), os seus protagonistas - uma invulgar tripulação de humanos e alienígenas - visitaram um desses mundos, numa aventura com uma escala prodigiosa e um rigor científico notável (ainda que não tenha sido suficiente para evitar um erro que se tornou numa piada). Vencedor dos prémios Hugo, Nébula e Locus, Ringworld teve continuidade nas sequelas The Ringworld Engineers (1979), The Ringworld Throne (1996) e Ringworld's Children (2004), e tornou-se numa parte do vasto Known Space, o universo literário iniciado em 1966 com o livro World of Ptavvs e desde então explorado em muitas outras obras, e mesmo com (e por) vários outros autores. 

Ainda na bibliografia de ficção científica de Larry Niven merece destaque a parceria de longa data feita com Jerry Pournelle, com quem publicou The Mote in God's Eye (1974), Inferno (1976), Lucifer's Hammer (1978), e muitos outros. Mas o legado de Larry Niven não se resume à ficção científica. No conto The Magic Goes Away (1976, alargado para uma novela em 1978), Larry Niven descreveu um mundo de fantasia no qual a magia - ou mana, como ele a define - é um recurso não renovável associado às terras. Um conceito bastante simples, inovador para o género, inspirado nas crises energéticas da época - Niven estaria longe de imaginar que o seu conceito de mana tornar-se-ia numa convenção quase incontornável da fantasia interactiva que, anos mais tarde, surgiria em inúmeros jogos de vídeo ou de cartas coleccionáveis. O conceito de mana como Niven o definiu é uma das fundações de Magic: the Gathering, um dos mais populares jogos de cartas do mundo; e talvez os jogadores veteranos se lembrem de um artefacto muito antigo (e perigoso) intitulado "Nevinyrral's Disk" - uma homenagem evidente ao autor, numa carta alusiva ao Warlock.

Este universo foi explorado em vários outros contos, compilados numa antologia homónima, e nos livros The Burning City (2000) e Burning Tower (2005), escritos também com Pournelle.

Laurence van Cott Niven - conhecido como Larry Niven - nasceu em Los Angeles, na Califórnia, a 30 de Abril de 1938. Celebra hoje o seu 75º aniversário.

Sem comentários: