18 de março de 2013

Leituras fantásticas em questionário

No SF Signal, John De Nardo deixou ontem um desafio literário em forma de meme (julgo que o que ele queria dizer era chain post ou algo do género, mas adiante). De forma muito resumida, é um daqueles questionários-tipo que se propagam em blogues, desta vez sobre hábitos de leitura nos três principais géneros do Fantástico (Ficção Científica, Fantasia e Horror). Não sendo habitual dedicar-me ao Horror nas minhas leituras, deixarei aqui apenas as respostas nas duas últimas categorias, convidando os leitores a, se quiserem, dar também as suas respostas nos comentários ou nos seus blogues (caso se aplique). 

Ficção Científica

  • O último livro de ficção científica que li foi: Ringworld, de Larry Niven
  • O livro de ficção científica que estou actualmente a ler é: All the Sounds of Fear, de Harlan Ellison
  • O próximo livro de ficção científica que irei ler será: Star Maker, de Olaf Stapledon. Em princípio, claro.
  • O último livro de ficção científica cuja leitura não conclui foi: Que me lembre, nenhum.
  • E porquê?: Não costumo deixar leituras a meio. 
  • O último livro de ficção científica que recomendei a um amigo foi: Stand on Zanzibar, de John Brunner
  • O último livro de ficção científica que me recomendaram foi: Count Zero, de William Gibson (Gostaste? Não sei - ainda não o li)
  • O meu livro de ficção científica preferido é: Hyperion/The Fall of Hyperion, de Dan Simmons
  • Um(a) autor(a) de ficção científica subvalorizado(a): Joan D. Vinge
  • Sub-género preferido da ficção científica: Boa pergunta. 

Fantasia

  • O último livro de fantasia que li foi: Eric, de Terry Pratchett
  • O livro de fantasia que estou actualmente a ler é: Moving Pictures, de Terry Pratchett
  • O próximo livro de fantasia que irei ler será: Reaper Man, de Terry Pratchett (noto aqui um padrão)
  • O último livro de fantasia cuja leitura não concluí foi: Mais uma vez, nenhum. 
  • E porquê?: Não costumo deixar leituras a meio. 
  • O último livro de fantasia que recomendei a um amigo foi: The Colour of Magic, de Terry Pratchett
  • O último livro de fantasia que me recomendaram foi: As sugestões da Amazon contam? Se sim, então foi The Broken Sword, de Poul Anderson. (Gostaste? Não sei - ainda não o li, mas conto fazê-lo em breve)
  • O meu livro de fantasia preferido é: The Silmarillion, de J.R.R. Tolkien.
  • Um(a) autor(a) de fantasia subvalorizado(a): Boa pergunta. Talvez o Jeff Grubb?
  • Sub-género preferido da fantasia: High Fantasy, provavelmente. 

Fonte: SF Signal

Sem comentários: