15 de fevereiro de 2013

Remember Me: estilos de combate e roubo de memórias

Um dos jogos que aguardo com mais expectativa em 2013 é Remember Me, um título de ficção científica cyberpunk cuja narrativa se passa numa futurista Paris de 2084. A protagonista é Nilin, uma memory hunter, e o jogador acompanha-a na sua tentativa de recuperar as memórias pessoais que lhe foram roubadas. Remember Me está a ser desenvolvido pelos estúdios Dontnod Entertainment para a Capcom, o que me coloca algumas reservas - afinal, nos últimos anos, tem-se esforçado imenso para atingir os níveis de esperteza saloia da Electronic Arts.

Remember Me tem lançamento previsto para Maio próximo, com um formato de acção que combina elementos de stealth, platforming e combate numa Paris cyberpunk reminiscente de Blade Runner e Akira (com uma história aludir a um Eternal Sunshine of the Spotless Mind meets Neuromancer), e promete introduzir dois conceitos que, bem explorados, podem tornar o jogo especialmente interessante. O primeiro destes conceitos é o próprio sistema de combate, que através da funcionalidade Combo Lab dá ao jogador a possibilidade de desbloquear várias habilidades e combiná-las de diversas formas para receber bónus, ajustando o estilo da personagem aos desafios que vai enfrentando. Isto, aplicado de forma inteligente (ou seja, evitando uma ou duas combinações óbvias do tipo jack of all trades), pode dar aos jogadores uma grande liberdade de combinarem estilos e encontram combinações que tornem a experiência mais pessoal e desafiante. O segundo conceito é a possibilidade de Nilin "infiltrar" as memórias de outras personagens do jogo e alterá-las através de pequenas cenas interactivas - e escusado será dizer que o potencial desta funcionalidade é tremendo, dando ao jogador inúmeras possibilidades de interacção com outras personagens e mesmo de redefinição de momentos da narrativa. Isto, claro, se o conceito for explorado de forma inteligente. 

Resta, por isso, saber se Remember Me vai explorar o seu potencial. E, claro, falta ainda desvanecer todas as incertezas habituais num jogo da Capcom: política de DLC, versão de PC (o historial neste campo é tenebroso). De qualquer forma, é um tema a continuar a acompanhar. No Polygon, foram divulgadas algumas imagens novas sobre este título.

Fonte: Polygon

Sem comentários: