28 de fevereiro de 2013

Filipe Melo em entrevista

No site Rua de Baixo foram publicados dois artigos muito interessantes de Gabriel Martins sobre o universo de Dog Mendonça & Pizzaboy: um texto sobre a história das personagens e a publicação nos Estados Unidos e uma entrevista com Filipe Melo, o criador daquelas personagens memoráveis. Dois destaques da entrevista: 

Para quando o terceiro volume das aventuras de Dog Mendonça?
O Juan Cavia, desenhador oficial do “Dog”, está a trabalhar na direcção de arte de um filme, só pode começar a trabalhar em Março. O Santiago Villa (cor) e eu estamos à espera que ele acabe. Vamos tentar avançar o mais rápido que conseguirmos, gostávamos muito de concluir o livro no final de 2013 – mas o mais provável é acabar algures em 2087.

Tens dito que vais fechar a saga do Dog neste terceiro volume. A que se deve esta decisão, e tem a ver com o facto de estares a ficar sem adjectivos para descrever os títulos dos volumes (incríveis, extraordinárias)?
Ficou decidido que a saga do “Dog Mendonça” acaba por aqui. Serão três volumes no total. Esta decisão tem a ver com a necessidade de fechar um capítulo das nossas vidas e de pensar em coisas novas. Ainda tenho um par de ideias para histórias curtas que acho que poderiam funcionar, mas serão só três livros no total. Mais vale assim do que estar a fazer sequelas piores, como aconteceu com alguns clássicos que nos partiram o coração: Ghostbusters, Gremlins, Robocop, Tubarão…

A entrevista completa pode (e deve) ser lida aqui e o artigo pode ser encontrado aqui

Não é de agora que o Filipe Melo diz que as aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy terão apenas três livros - e se dada a qualidade das duas primeiras histórias (e dos Untold Tales) é uma pena que assim seja, nem por isso a decisão deixa de ser louvável (bem pelo contrário). De resto, a porta para novas histórias daquelas personagens memoráveis não fica fechada, o que para todos os efeitos é uma excelente notícia.


2 comentários:

Loot disse...

Muito obrigado pelo destaque João :)

Se houve coisa que também aprendi com esta entrevista foi a importância de quem escolhemos para escrever o prefácio de um livro. Não fazia ideia que tinha sido a partir daí que a ponte para a américa se fez. Grande John Landis!

E tendo no segundo volume o senhor, igualmente respeitável, George R. Romero, quem será o terceiro convidado?

Abraço

João Campos disse...

Ora essa, nada a agradecer. Tanto os artigos como as bandas desenhadas merecem todo o destaque.

(nem imaginas a quantidade de vezes que passei ao lado do primeiro álbum na Fnac antes de saber o que era, e de pensar: que raio será isto com letras à Indiana Jones? Hoje estão ali guardados religiosamente ao lado da colecção "on-going" de "The Walking Dead")

De facto, tanto o Landis como o Romero são convidados de peso. Sempre pensei que o Filipe Melo não superasse o Landis quando ele puxa do ás Romero. Vamos ver qual é a cartada para a próxima, também estou curioso.

Abraço