10 de janeiro de 2013

Cinema fantástico: as estreias de 2013 (8) - The Prototype

É interessante ver o interesse recente das produções cinematográficas independentes pela ficção científica. Durante anos o género esteve praticamente refém dos grandes estúdios, os únicos com orçamentos capazes de sustentar toda a pirotecnia visual necessária. Nos últimos anos, porém, alguns cineastas arriscaram e produziram filmes de ficção científica de excelente qualidade - sobretudo narrativa - com orçamentos limitados*. Ainda que do ponto de vista visual não pareça tão interessante como o êxito independente do ano passado, LooperThe Prototype parece encaixar-se nesta tendência. A história é simples: um protótipo de drone militar com forma humana escapa do local onde está confinado, e terá de se defender enquanto tenta escapar às forças do FBI que o perseguem. E, durante a fuga, irá inevitavelmente interrogar-se sobre o que é ser humano. Parece Ghost in the Shell? Sem dúvida. 

Realizado e escrito por Andrew Will, The Prototype estreará em 2013, mas ainda não tem qualquer data prevista. Abaixo, o trailer. 



*Limitados relativamente ao habitual nos Estados Unidos, onde os orçamentos de 30 milhões de dólares de filmes como District 9 ou Looper são considerados baixos.

4 comentários:

André Pereira disse...

A necessidade aguça o engenho, o orçamento pode ser baixo, mas não foi isso que impediu o filme de ser bom.

Gostei do trailer, ainda bem que não tem nada a ver com o jogo homónimo.

João Campos disse...

Houve de facto essa confusão, mas são duas coisas completamente diferentes.

Bráulio disse...

Esse trailer quando saiu gerou de imediato um hype enorme nos fãs do jogo. E é verdade que o nome e uns planos aí apresentados facilmente induzem à confusão.

João Campos disse...

Sim, também li sobre isso. Mas julgo que deve ter sido coincidência.