14 de dezembro de 2012

The Last Wish, ou as origens de Geralt of Rivia

The Last Wish (no original, Ostatnie życzenie) é uma antologia de contos escrita pelo polaco Andrzej Sapkowski em 1993 e traduzida para inglês em 2008 sobre um personagem que, anos mais tarde, viria a tornar-se numa referência no universo dos videojogos: Geralt of Rivia, witcher. Não é a primeira antologia que Sapkowski escreveu sobre Geralt, mas foi a primeira a ser traduzida para inglês no seguimento do assinalável sucesso que o videojogo The Witcher (CD Projekt Red / Atari, 2007) conheceu após o seu lançamento - um caso curioso de um jogo que funciona como adaptação e expansão de um mundo literário já estabelecido.

Mas para quem nunca jogou o jogo:  The Last Wish é um dos vários livros que compõem o universo ficcional de Andrzej Sapkowski. Este universo não tem nome ou mesmo um mapa oficial, como é habitual em outros mundos de fantasia - Sapkowski admitiu que alguns mapas desenhados pelos fãs são próximos do que imagina ser aquele mundo, mas nunca adoptou ou desenhou um mapa que fosse de facto canónico. Podemos, contudo, imaginar um cenário medieval como o do cento e leste da Europa, com vários reinos com fronteiras variáveis e pactos de alianças voláteis. Tudo isto, claro, num ambiente de high fantasy Tolkieniana, com os incontornáveis elfos e anões, e outras raças como dríades e gnomos, a conviver com os Homens - umas vezes bem, outras menos bem. 

O que de facto distingue o universo de Sapkowski da Terra Média de Tolkien e de outros universos de high fantasy derivados é o seu carácter mais sombrio e cinzento - não existe uma bússola moral que aponte para o Bem, e em oposição para o Mal. Sapkowski joga muito com isso ao longo dos contos, subvertendo de forma frequentemente sarcástica, quando não cínica, muitas das tropes que tão bem conhecemos de outras histórias de fantasia, de fábulas e mesmo de contos de fadas. Neste universo existem magos, feiticeiras, druidas, cavaleiros e aristocratas - mas aqui, mais do que noutras histórias convencionais, as aparências e os papéis iludem com muita frequência.

O protagonista deste universo, e dos vários contos que compõem The Last Wish, é Geralt de Rivia, um witcher. Neste mundo, os witchers são um grupo muito fechado de indivíduos que treinaram desde crianças na fortaleza de Kaer Morhen para virem a ser guerreiros, mas não uns guerreiros quaisquer. Submetidos a mutações violentas, quando não letais, e com vários atributos mágicos, os witchers são mutantes poderosíssimos treinados com o propósito de combater as forças do Mal, independentemente da forma que assumam. Carregam consigo, para além de inúmeras poções e elixires, duas espadas - uma de aço, para homens, e outra de prata, para monstros (como Geralt diz numa das suas mais famosas citações, ambas são para monstros). Num dos contos que compõe The Last Wish, intitulado The Witcher, Geralt é contratado pelo rei Velerad do reino de Temeria para (tentar) retirar da sua filha, a princesa Adda, a maldição da striga, que a faz transformar-se num monstro sanguinário durante a noite. Quem já jogou o jogo decerto identifica esta história, pois serve de prólogo a toda a narrativa então desenvolvida. Na antologia The Last Wish, é o primeiro conto apresentado (se excluirmos o prólogo de The Voice of Reason), e também irá servir de ponto de partida para o livro e de enquadramento para os restantes contos.

E os sete contos que compõem esta antologia são, na sua generalidade, bastante bons, com três (A Grain of Truth, A Question of Price e The Last Wish) a destacarem-se pela sua excepcionalidade. The Voice of Reason é uma noveleta que se encontra dividida em várias partes, numa estrutura de frame story que enquadra os restantes contos. Nela, Geralt encontra-se com a sacerdotisa Nenneke no Templo de Melitele a recuperar dos ferimentos que sofreu durante a tentativa de retirar a maldição da striga da princesa Adda. A Grain of Truth narra o encontro acidental de Geralt com um monstro que não é exactamente monstruoso, e com a sua casa encantada. The Lesser Evil leva Geralt a reencontrar-se com um mago que conhecera anos antes, cujos actos atrozes do seu passado levaram uma princesa caída em desgraça a procurar vingar-se. A Question of Price (talvez o melhor conto da antologia) é uma história sobre as aparências que revela alguns detalhes muito interessantes sobre as regras que governam a sociedade imaginada por Sapkowski. The Edge of the World é uma aventura de Geralt e o bardo Dandillion até terras mais distantes, onde encontram um diabrete muito peculiar. Por fim, The Last Wish, que introduz a feiticeira Yennefer, mostra o que acontece quando Geralt e Dandillion libertam um génio que tem um entendimento muito peculiar dos três desejos que deve conceder. Todos estes contos contém vários elementos que ajudam a caracterizar o rico universo de Sapkowski e são atravessados por um sentido de humor particularmente sarcástico. As personagens mais relevantes, porém, são todas elas muito interessantes, e ao longo dos sete contos há muita coisa para descobrir acerca delas. 

Quem já jogou o jogo decerto estará familiarizado com o tom daquele mundo, e com algumas das personagens (como Dandillion). Mas quem não jogou (ou tenciona jogar) não tem qualquer motivo para se sentir excluído: The Last Wish introduz muito bem todo o universo fantástico de Sapkowski, e desconstrói de forma muito hábil as convenções da fantasia épica e os temas dos contos de fadas da tradição europeia. Quem quiser ler algumas histórias de fantasia muito pouco convencionais, com óptimas personagens e pouquíssimo pudor, não precisa de ir mais longe.

Sem comentários: