31 de outubro de 2012

Dez clássicos de ficção científica que deviam ser adaptados ao cinema*

No io9 (em modo alternativo devido ao furacão Sandy), Charlie Jane Anders fala sobre os dez livros de ficção científica que jamais conhecerão adaptação cinematográfica. É uma lista com títulos interessantes (falo dos títulos porque ainda não li nenhum deles), à qual poderíamos acrescentar muitos mais. Mas há outros casos - por exemplo, de obras de ficção científica que não foram adaptadas ao cinema, mas que deviam. Aproveitando a deixa, aqui fica a minha lista de clássicos da ficção científica que poderiam dar excelentes filmes se adaptados ao cinema*:

1. The Stars My Destination, de Alfred Bester
Sim, esta é muito falada - mas como qualquer pessoa que tenha lido o livro entende, é incontornável. A história de Gully Foyle na sua cruzada de vingança pelo Sistema Solar é uma história de acção incrivelmente cinematográfica. Junte-se a isso uma vasta conspiração interplanetária, tribos estranhas a viver na cintura de asteróides e uma sociedade cujo método de transporte assenta na teletransportação e temos todos os ingredientes para um grande filme de ficção científica.

2. The Snow Queen, de Joan D. Vinge
Nesta obra premiada da autora norte-americana, encontramos uma conspiração galáctica e um mistério muito antigo em redor Tiamat, um planeta remoto que contém o segredo para a juventude eterna e que é habitado por duas tribos diametralmente opostas. Do ponto de vista visual, há o vasto oceano de Tiamat, a misteriosa Carbuncle, cidade em forma de búzio, e a avançada sociedade de Karemough. Arienrhod seria sem dúvida uma vilã inesquecível, e um bom elenco poderia fazer maravilhas com a excelente galeria de personagens de Vinge. Quem se queixa da falta de diversidade étnica nos filmes de ficção científica teria aqui um festim. Da mesma autora, Psion também poderia dar um filme muito interessante.

3. The Moon Is a Harsh Mistress, de Robert A. Heinlein
Starship Troopers foi adaptado ao cinema em 1997 - e consta que já há um remake na calha, que procura ser mais fiel à obra de Robert A. Heinlein. É contudo uma pena que ninguém mostre interesse em adaptar um dos livros mais premiados e mais interessantes da vasta obra de Heinlein: The Moon Is a Harsh Mistress. A história da revolta da colónia lunar e das subsequentes negociações de independência poderia dar um excelente filme, suportado por excelentes personagens e com um toque de humor impecável.

4. Ubik, de Philip K. Dick
Não há outro autor de ficção científica cuja obra tenha sido tão adaptada ao cinema como Philip K. Dick. Apesar de me surpreender que (ainda) ninguém tenha ainda feito um filme baseado no premiado The Man in the High Castle, julgo que Ubik seria uma melhor opção - a sua história bizzara de uma conspiração a envolver psíquícos numa realidade em desintegração seria sem dúvida fascinante no grande ecrã - numa boa adaptação, claro. Parece que Michel Gondry (realizador de Eternal Sunshine of the Spotless Mind) está a trabalhar no projecto, apesar de haver muito pouca informação sobre ele. 

5. The Forever War, de Joe Haldeman
Outro que parece estar na calha (ou, pelo menos, no development hell), desta ver com Ridley Scott a deter os direitos de adaptação do clássico de ficção científica militar de Joe Haldeman. Com franqueza: seria preferível ver Ridley Scott a tentar esta adaptação do que a trabalhar nas duas sequelas que tem na calha: a do sofrível Prometheus e a do genial Blade Runner. The Forever War é uma história fascinante sobre a guerra espacial que a Humanidade trava com uma raça alienígena, utilizando a dilatação temporal como metáfora para a alienação vivida pelos soldados quando deixam a guerra e regressam para um mundo que lutaram para preservar, mas que já não é o seu. Isto, por si só, daria um filme fascinante;com as enormes mudanças sociais que ocorrem durante o tempo que William Mandela passa no Exército teríamos material para um filme inesquecível. 

6. Childhood's End, de Arthur C. Clarke
Filmes como Independence Day e séries como V familiarizaram-nos com os alienígenas que chegam à Terra em gigantescas naves, que estacionam sobre as principais cidades do planeta. O que talvez menos gente saiba é que esta trope vem de um clássico de Arthur C. Clarke publicado na década de 50 e que é um dos mais fascinantes livros de ficção científica que já tive a oportunidade de ler. A premissa que sustenta o livro é formidável e muito cinematográfica, mas é no extraordinário final que reside toda a força de Childhood's End. Bem adaptado, seria filme para não deixar ninguém indiferente. 

7. Nightfall, de Isaac Asimov
Batota, eu sei - o conto clássico de Asimov já foi adaptado ao cinema duas vezes, com resultados que, segundo consta, oscilaram entre o mau e o péssimo. Por isso mesmo seria interessante ver uma boa adaptação de Nightfall, em formato de thriller, à medida que as várias personagens juntam as peças do puzzle que é o eclipse total que mergulha o planeta Lagash/Kalgash nas trevas - e no apocalipse - a cada dois mil anos. 

8. Gateway, de Frederik Pohl
Vejamos: no futuro, foi encontrado perto da Terra um asteróide com uma enorme base espacial alienígena, antiga mas operacional, repleta de naves com rotas pré-definidas e impossíveis de alterar. A base é colonizada, e prospectores são enviados naquelas naves em expedições cujo resultado é impossível de prever - uma verdadeira roleta-russa galáctica. Rob Broadhead é um desses prospectores - sabe-se que regressou milionário de uma expedição, mas que essa sua sorte está envolta em mistério. A descoberta desse mistério, entre as suas sessões com o psiquiatra artifical Siegfred von Shrink e as suas memórias do tempo que viveu em Gateway poderiam ser dúvida dar um filme visualmente impressionante e sustentado por um excelente enredo. 

9. The Space Merchants, de Frederik Pohl e Cyril M. Kornbluth
É possível que esta obra de Pohl e Kornbluth seja ainda mais relevante hoje, em 2012, do que aquando da sua publicação há  sessenta anos. O seu retrato de um mundo sobrepopulado, com os recursos naturais à beira do colapso e dominado por mega-corporações é fascinante, e a conspiração que se desenvolve em redor do copywriter Mitch Courtenay daria sem dúvida um thriller excelente e muito actual. 

10. Foundation, de Isaac Asimov
Tal como Ubik ou The Forever War, está prevista (mais ou menos) uma adaptação de Foundation. Parece que Roland Emmerich tem os direitos para o clássico de Isaac Asimov, pelo que é de esperar um filme-catástrofe mais cedo ou mais tarde. Concedo: a destruição de Trantor deve ser um verdadeiro eye-candy, mas Foundation é uma obra tão vasta e tão densa que reduzi-la a duas horas e meia de pirotecnia visual é quase criminoso. Certo: também se pensava que The Lord of the Rings seria impossível de filmar - mas é insensato esperar pela possibilidade de uma adaptação de quase dez horas da trilogia original de Asimov. Para explicar o asterisco do título: a trilogia Foundation merece adaptação, sim, mas não ao cinema. Já uma boa série de ficção científica, ao estilo de Battlestar Galactica, com muita intriga política e twists surpreendentes, era capaz de ser muito interessante.


Sem comentários: