21 de setembro de 2012

Wyrd Sisters: Shakespeare em Discworld

No sexto livro da série Discworld, Wyrd Sisters (1988), Terry Pratchett regressa a Granny Weatherwax (introduzida no terceiro livro, Equal Rites) para desenvolver uma hilariante paródia a Macbeth, a clássica tragédia de Shakespeare. Nesta aventura, Granny tem por companhia Nanny Ogg, bruxa e matriarca de uma vasta família, e Magrat Garlick, uma bruxa relativamente jovem e tão ingénua como sonhadora, que acredita em rituais e misticismos que as duas bruxas mais velhas consideram patetices. Mas a tragédia paira sobre o reino de Lancre quando o rei é assassinado pelo seu primo, e pelo desaparecimento do príncipe herdeiro, ainda criança, e da coroa. Claro que, apesar da interferência das bruxas, o destino terá certamente uma palavra a dizer nesta história - e enquanto não decide interferir no decurso dos acontecimentos, o reino - não os habitantes do reino, mas o reino em si - vai ficando cada vez mais descontente.

As bruxas de Ramtops têm em Wyrd Sisters uma maior profundidade - depois de, em Equal Rites, mostar o poder da “headology”, Pratchett mostra uma Granny Weatherwax com mais alguns truques e introduz a excelente Nanny Ogg (que já conhecia do conto The Sea and Little Fishes), chefe de família, dona do gato mais malévolo do Disco e a única amiga verdadeira de Granny. Aliás, Nanny Ogg, com a sua personalidade sociável e expansiva e com a sua vasta família é a antítese perfeita da solitária, pouco sociável e honesta-ao-ponto-da-insensibilidade Granny - e as interacções entre ambas são um dos pontos altos deste livro.

Terry Pratchett segue neste livro a fórmula convencional (e que tão bons resultados dá) de Discworld - uma narrativa rápida e ritmada repleta de peripécias, com um excelente humor que combina uma paródia muito bem conseguida com um toque de slapstick e muito, muito non-sense. Quem conhecer a obra de Shakespeare decerto encontrará inúmeras e hilariantes referências distorcidas pela comédia; mas quem não conhecer o trabalho do célebre dramaturgo britânico não sairá desiludido - Wyrd Sisters está repleto de grandes momentos de comédia e de passagens memoráveis.

Sem comentários: