28 de abril de 2012

Terry Pratchett (1948 - )

Falarmos de literatura de fantasia sem mencionarmos Discworld seria ignorarmos uma das suas vertentes mais divertidas - e, claro, uma das suas séries mais longas. Para todos os efeitos, Terry Pratchett conseguiu ao longo de mais de três décadas criar e desenvolver um universo fantástico muito coerente (ou melhor: coerente na sua incoerência non-sense) e extraordinariamente divertido, parodiando todos os tropes clássicos do género (e mesmo muitos de outros géneros) e o "mundo real" que deixamos esquecido sempre que mergulhamos naquele mundo plano assente em quatro elefantes sobre a carapaça da gigantesca tartaruga cósmica Great A'Tuin. Personagens como o feiticeiro falhado Rincewind, a bruxa Granny Weatherwax, o detective Sam Vimes e a Morte - entre tantas e tantas outras - ficam na memória como algumas das mais loucas e divertidas figuras do Fantástico.

A carreira literária de Terry Pratchett não se resume porém a Discworld, série publicada desde 1983 (com The Colour of Magic) e que conta com o impressionante número de 39 livros publicados, para além de vários contos. O seu primeiro trabalho publicado foi o livro The Carpet People (1971). Em 1990, publicou Good Omens com Neil Gaiman (1990), e na sua bibliografia contam-se muitos outros livros, dirigidos sobretudo a leitores mais jovens. Entre as suas obras, várias conheceram adaptações para diversos meios, da rádio à televisão, passando pelo teatro, pela música e pelos videojogos - havendo também planos para algumas adaptações cinematográficas. 

Em 2007, Terry Pratchett anunciou padecer de Alzheimer precoce, e desde então tem participado em várias iniciativas sobre esta doença e sobre o tema da eutanásia. Desde o diagnóstico, publicou quatro livros da série Discworld, entre outros trabalhos.

Terry Pratchett nasceu em Beaconsfield, Buckinghamshire, no Reino Unido, a 28 de Abril de 1948. Faz hoje 64 anos.

Sem comentários: