5 de abril de 2012

Foundation meets Avatar by the end of the world, or something alike

Isto não é exactamente novo - o artigo tem dois anos - mas merece referência. Como julgo que se sabe, os direitos de adaptação cinematográfica da trilogia Foundation, obra clássica de Isaac Asimov, estão nas mãos de… Roland "World Breaker" Emmerich. Emmerich notabilizou-se com Independence Day, um filme fraco mas ainda assim divertido, e a partir desse ponto tem vindo a esforçar-se arduamente para repetir o mesmo filme de forma diferente (Godzilla, The Day After Tomorrow, 2012), explorando sempre novas formas de arrasar cidades, matar milhões de seres humanos e acabar a coisa com um final feliz, mas não necessariamente lógico, no meio dos escombros. Ora Foundation não encaixa de todo nisso. Com a sua narrativa mais pausada, e uma estrutura que divide a história em cinco partes que decorrem em cinco momentos muito distintos e com personagens diferentes, seria mais interessante ver a obra de Asimov adaptada para televisão do que para cinema - sobretudo para um filme de Roland Emmerich. Nada contra o homem, que parece ser simpático, já fez outro tipo de filmes e, a avaliar por uma entrevista que vi há alguns meses, é um porreiro e sabe rir-se de si mesmo. Só me parece um realizador muito pouco adequado para adaptar para cinema uma série de livros que provavelmente nem devia ser adaptada. Como aliás dá para perceber neste artigo:

In an interview with MTV, the director announced that he wants to mo-cap the entire film, Avatar style and add in some 3-D.

Probably now all big movies have to be 3-D. It's not only the effect of 3-D [Avatar has] just shown that if you do a movie in 3-D, you can ask for more money and that's the trick. I think now everyone who does bigger movies has to shoot in 3-D. I think there's no way around it.

Claro que podia ser pior. 

Podia ter sido o Michael Bay a comprar os direitos.

Sem comentários: