4 de abril de 2012

Dan Simmons (1948 - )

Dan Simmons, um dos grandes do Fantástico moderno, é acima de tudo um autor multifacetado, escrevendo fantasia, ficção científica e horror com o mesmo empenho e sucesso. Song of Kali (1985), a sua conturbada aventura de horror na Índia, ganhou o World Fantasy Award em 1986; Hyperion (1989) venceu os prémios Hugo e Locus, e é considerado uma das grandes obras da ficção científica recente. Para além do Fantástico, Simmons também se aventura em literatura de cariz mais mainstream, em ficção histórica e narrativas noir.

Alguns dos seus trabalhos mais conhecidos encontram-se actualmente em adaptação cinematográfica. Hyperion e The Fall of Hyperion estão a ser adaptadas num só filme por Scott Derrickson (The Day the Earth Stood Still), enquanto Drood vai ser adaptada por Guillermo Del Toro (El Labirinto Del Fauno). Mais alguns trabalhos têm adaptação prevista.

Dan Simmons nasceu em Peoria, Illinois (EUA), em 1948. Para além da escrita, desenvolve actividades na área da Educação, em particular num programa muito bem sucedido para alunos sobredotados. Celebra hoje 64 anos.

Sem comentários: